Tenha sempre papel e caneta

Para ganhar dinheiro? Enlouqueci? Na verdade, não. Muitas vezes, dentro do ônibus, deitado na cama ou quando menos a gente espera, surge alguma idéia, um insight que, com o tempo, pode se transformar em algo que pode ser útil para faturar uma boa grana – ou simplesmente para economizar algo.

Papel e caneta, evidentemente, é uma metáfora. A questão é ter em mãos instrumentos para tomar nota de algo, e lógico, ter condições de recuperar estes dados em seguida. Há quem não dispense uma caderneta e um lápis… Outros já estão plenamente inseridos no mundo tecnológico: celulares, PDAs e outros apetrechos fazem as vezes do velho bloquinho.

Mas isso só tem vantagens! Mais ou menos. Anotar tudo é fundamental, já que dificilmente nosso cérebro tem condição de lembrar de tudo. Quantas vezes esquecemos daquela conta que esquecemos de agendar, ou daquele compromisso que você marcou com o amigo? O problema é que não existe uma sistemática que funcione com todos nós. Cada um deve encontrar a melhor forma de se organizar diante de suas anotações.

Preciso de uma agenda? De repente, é uma boa… Mas quando digo que é bom ter “papel e caneta”, isso basta. O que pode transformar sua anotação em algo favorável a sua conta bancária é a forma como valorizamos, concatenamos e planificamos estas idéias. Melhor ainda: use este espaço para escrever sobre uma idéia brilhante. Como, por exemplo, andar com papel e caneta. Depois de algum tempo, talvez isso se transforme em algo valioso em sua vida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *