Roubada: pirâmide por fórum ou e-mail

Você já deve ter recebido uma mensagem parecida: “como ganhar dinheiro fácil e honesto”. Um longo, extenso texto, repleto de termos persuasivos: “é um modo simples e honesto, leia tudo até o fim, não jogue fora a sorte agora que ela lhe bateu à porta, medite e decida aderir, acredite, são apenas seis reais, você já gastou mais na megasena, é preciso tentar senão você via morrer na dúvida”. No final dessa papagaiada, segue um breve “siga os passos abaixo”.

No meio do texto, uma descrição fantasiosa, mas absolutamente tentadora: “Enviei, inicialmente, 250 e-mails, e o dinheiro começou a chegar! Vagarosamente no início, mas após algumas semanas eu estava recebendo mais do que poderia imaginar um dia. Passados três meses, mais ou menos, o dinheiro parou de chegar. Como tinha feito um registro preciso do dinheiro recebido, fiquei estarrecido. O final totalizava R$ 111.972,00 (Cento e Onze mil, Novecentos e Setenta e Dois Reais). Fantástico!!!”. Até demais, não? O texto segue. “Paguei todas as minhas dívidas, comprei um carro novo, uma bela casa e enviei de forma intercalada (quatro vezes de 250) mais 1000 cartas e e-mails. Em quatro meses, aproximadamente, recebi R$ 247.888,00 (Duzentos e Quarenta e Sete Mil Oitocentos e Oitenta e Oito Reais)”.

Onde está o furo? Pra começo de conversa, vale reproduzir o famoso artigo 171 do Código Penal: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. Apenas a alegação de que este programa funciona por conta da “honestidade, fidelidade e integridade dos participantes” já caracteriza o crime. O velho golpe da pirâmide fica evidente quando, após uma lista de seis nomes quaisquer e suas contas bancárias, vem a regra: “elimine o nome do primeiro participante da lista e eleve uma posição acima, o segundo vai para o primeiro da lista, o terceiro vai para o segundo e assim sucessivamente, e coloque seu nome, seu banco, sua agência e conta”, enviando tudo para e-mails, fóruns, newsgroups diferentes, páginas na rede… “Quanto mais você mandar, mais dinheiro você ganhará”. É tão evidente que nem todo mundo seguirá tais regras e, portanto, uns dois ou três espertalhões levarão uma graninha dos mais ingênuos…

Ainda não se convenceu? Se a possibilidade de ser preso não é suficiente para convencê-lo, considere a matemática. Reparou que, para que seus poucos reais semultipliquem, é necessário milhares de pessoas motivadas a sair de suas casas, pegar uma fila de banco e depositar dinheiro para um desconhecido? Mesmo se a mecânica fosse simples, veja que acima de uma pessoa, são necessárias seis pessoas por mensagem; a cada uma delas, mais seis, e assim por diante. Em dez níveis, seriam necessárias pouco mais de 60,4 milhões de pessoas – quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Se estes discursos te encantam, considere que seu cérebro é alimentado pela esperança naturalmente, enquanto os críticos se tornam idiotas que não sabem nada. Quem será mesmo o idiota?

7 thoughts on “Roubada: pirâmide por fórum ou e-mail

  1. Entrando em disputa olhe oque falaram

    Data da resposta:
    25/12/2010
    Resposta do vendedor:
    Outros motivos
    Comentário:
    Senhor ….. estamos disposto a efetuar a devolução do valor pago, participar da RRsocial e qualquer projeto que ela tenha é um privilégio e assim queremos que os usuários se sintam, privilegiados . Devolução de valores pagos é um direito que todos teen de reivindicar, estamos disposto a faze-lo, mas queremos informar que essa medida se fará junto com a exclusão do usuário de nossos Bancos de Dados. Por isso queremos perguntar se realmente é isso que deseja? Maria Luiza e-mail: financeiro@rrsocial.com.br Financeiro RRsocial- Soluções em Redes de relacionamentos
    ______
    minha resposta
    Resposta:
    25/12/2010
    Comentário:
    Estou pedindo a devolução do valor pago na rrnetbook; se eu entendi bem vc esta me relatando que excluira minha conta também da rrsocial? Se este for o caso; tenho o direito também de tirar todos os meus postes antes disso; e na conta da rrsocial existe um valor em dinheiro no caso de minha esposa foi também de participação de lucros em propaganda e este mês ficamos postando todos os dias; nesta situação como é que fica? Quanto ao valor pago para ativação na rrsocial vcs mesmo falam nas palestras na sala online que não somos obrigados; sendo que tendo saldo na conta é ativado automaticamente; analizem bem o que vão fazer; tenho provas gravadas e escritas. Deixo bem claro que estou desistindo da compra do net da rrnetbook e da ativação no site da rrsocial e não do meu cadastro; do cadastro do meu filho e da minha esposa.
    Caso isso ocorra temos os meios nesserários para procurar nossos direitos.
    ——————-
    trabalhamos em vão na ilusão de ter uma renda extra.

  2. Sempre pensei que uns ajudando aos outros facilitaria um pouco a vida paratodos mas ai vem alguem e me diz que isso é crime então oque é certo? não me encomodei nem um pouquinho em ir ao banco e ficar na fila para depositar alguns reais para as pessoas que me passaram o email assim como tambem espero que as pessoas as quais mandei o email não se encomodei e vejam isso como uma ajuda e naum um ” crime” como foi colocado aqui,mas como estamos em um pais “democratico” tudo oque se faz com facilidade é visto com maus olhos.Tens meu email se quiser me dar uma resposta.abraço

    1. Leandro, a humanidade precisa de pessoas como você, que tem boas intenções, respeita e acredita na bondade das pessoas. Agir assim não é crime; abusar dessa característica, sim. O que está dito nessa mensagem, na verdade, é que pessoas como você depositam para alguns que inventaram a pirâmide, com intenções pouco altruísticas. Isso deve ser questionado, não concorda? Abraços, e agradeço seu comentário.

  3. Boa tarde!!!
    Bom á poucos dias eu estava tirando uma dúvida em um fórum quando li esse artigo, onde havia todas as caracteristicas ditas aqui. Fiquei desconfiada de inicil, mas depois me perguntei o que eu perderia com? 6,oo reais?… bom acabei enviando esse dinheiro para as pessoas descritas na lista. Ainda não recebi nada, mas enviei o dinheiro essa semana. Desde então estou espalhando esse artigo em fóruns com meus dados inclusos.
    Estou confusa, pois não vejo esse ato como crime, acredito que é crime se eu não agir com honestidade mas se sim não vejo problemas. Sei que devem existir pessoas que não agem da mesma forma que eu, mas não posso pagar por isso.
    Portanto deixo claro que quero apenas melhorar minha vida, assim como qualquer pessoa, tenho o meu trabalho honestamente e vejo esse ato como um trabalho extra, pois na realidade não é tão facil assim espalhar mais de 200 artigos em variados fóruns.

    Posso estar sendo injenua, sei que o mundo está repleto de maldade, mas acredito que ainda existem pessoas honestas…

    DESEJO UMA ÓTIMA TARDE A TODOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *