Prestar consultoria em informática para empresas

Uma pesquisa recente do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) aponta que até 2015 a indústria brasileira vai precisar de 7,2 milhões de técnicos em 177 ocupações diferentes – e um dos mais procurados estão ligados ao setor de informática. Faz todo sentido: um dos grandes problemas de qualquer empresa é a implantação e manutenção de infra-estrutura tecnológica.

Não é barato manter uma equipe de TI a disposição, ainda que corporações maiores mantenham suas equipes – muitas vezes verdadeiros heróis diante das demandas, reclamações e limitações do dia a dia. Para empresas de pequeno e médio porte, a saída muitas vezes é terceirizar o setor de suporte. Em qualquer das situações, não é fácil encontrar gente especializada – e este pode ser um excelente caminho.

Quem é esse consultor? – O profissional que atua com infra-estrutura tecnológica é um especialista em sua área preferida dentro do amplo espectro envolvendo hardware e software. Por essa razão, nem todos conseguem acompanhar mudanças e atualizações. O mais difícil, no entanto, é o relacionamento com o cliente: nesse sentido, além do conhecimento técnico, a comunicação clara e objetiva com quem normalmente não entende o que acontece, dentro de um prazo e envolvimento adequados, é fundamental.

Como atuar nesse mercado? – Estudantes na área de engenharia e informática que se idenificam com esse perfil podem conquistar com facilidade uma vaga em grandes empresas do ramo. Há outras que atuam como prestadoras de serviço para múltiplos clientes. Nesse caso, o futuro promissor pode estar ligado tanto a um emprego nestas empresas quanto abrindo uma franquia para oferecer estes serviços – o que rende algum investimento inicial, muito trabalho e ofensas, mas seguramente um excelente negócio.

E então, conhece alguma franquia interessante nesse mercado? Compartilhe aqui sua experiência!

One thought on “Prestar consultoria em informática para empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *