Participar de algum quiz da TV

Li esta semana que o SBT, aquele cujo dono pediu dinheiro emprestado para sanear os problemas contábeis do Banco Panamericano, vai tirar do ar parte de suas séries da madrugada (desde que não seja Two and a Half Men) para botar a Helen Ganzarolli atendendo telefonemas e oferecendo prêmios para quem acertar perguntas ao vivo. Vai se chamar “Telefone e Ganhe”.

De uma coisa jamais podemos acusar o Sílvio Santos: lesar suas colegas de trabalho, que apesar de movidas pela ganância ao pagarem seus carnês do Baú, sabiam que podiam ganhar ou simplesmente trocar suas mercadorias nas lojas Tamakavy, Buri, entre outras. Havia uma clareza e um grupo por trás do negócio, seriedade que pode ser vista em todo este episódio relacionado ao banco. O mesmo não se pode dizer de outros programinhas vagabundos exibidos na madrugada…

Entretenimento ruim! Espalhado por diversos horários, os programas aos moldes do falecido Interligado (Quiz TV, Super Game, Super Quiz, entre outros) possuem uma mecânica aparentemente simples: uma gostosona (ou um babaca) ficam diante da câmera convencendo você a ligar para um estranho número de celular de outra cidade, passar pelas perguntas de um sistema, somar pontos e se credenciar para entrar ao vivo. Uma resposta certa para coisas como “descubra os sete erros” ou “desembaralhe as letras” valem alguns mil reais. Só dá pra assistir no “mute”.

Regras nada claras! Uma das mantenedoras dos programas, a Vipmax do Brasil Comunicações Ltda, recebeu um duro golpe esta semana: a Justiça suspendeu a exibição destes programas pelo fato de não deixar claro em seu regulamento quantas perguntas devem ser respondidas por telefone para que se possa concorrer ao prêmio anunciado, nem a possibilidade de ligar usando outras operadoras. Muitos usuários registraram, em sites de reclamações, episódios como telefonemas interrompidos abruptamente, impossibilidade de chamadas completadas, pontuações elevadas que não representaram participação, contas exorbitantes de interurbano…

É por isso que eu digo: se é pra ganhar dinheiro na TV, que seja com o Sílvio Santos.

2 thoughts on “Participar de algum quiz da TV

  1. Olá, boa noite! Li e gostei do seu comentário a respeito da falcatrua que rola solta. Gostaria de saber como e de onde você tirou a informação de que a “tal” recebeu um duro golpe por meio do ato de a Justiça ter suspendido a exibição destes programas pelo fato de não deixar claro em seu regulamento quantas perguntas devem ser respondidas por telefone para que se possa concorrer ao prêmio anunciado, nem a possibilidade de ligar usando outras operadoras. De fato, são muitos os usuários que registraram, em sites de reclamações, episódios como telefonemas interrompidos abruptamente, impossibilidade de chamadas completadas, pontuações elevadas que não representaram participação, contas exorbitantes de interurbano. Hoje, pela madrugada, fui vitima do conto do vigario por conta de um sobrinho ter usado meu celular para participar do game. Durante o dia colhi muitas informações e vou levar o assunto adiante para punir essa empresa. Já falei com o jurídico da TV e denuncie o ocorrido em alguns órgãos. Liguei p/ a empresa 2 vezes e não deram e não vão dar retorno. Vc pode me ajudar? Bingo não pode; Loterias da CEF podem. Bingo não pode; esses games pela Tv podem. Bingo não pode, titulos de capitalização de bancos privados e estatais podem. Se há lei vamos cumpri-la. Se não há vamos forçar para que haja. A que “Justiça” vc se refer neste seu comentário? Colega, chega de hipocrisia e impunidade neste País. Obrigada, Regina. (sua colega de profissão!)

    1. Oi, Regina! Agradeço sua visita e depoimento. A notícia circulou pela mídia na última semana em diversos sites, como na coluna da Patricia Kogut. A decisão partiu da Advocacia-Geral da União, segundo a informação. Uma busca detalhada por sites de reclamação levará você a uma porção de telespectadores dispostos a ações coletivas, creio que uma articulação nesse sentido, ao lado de outros proponentes seja interessante – comunidades em redes sociais direcionados a isso podem ser um bom ponto de partida. Boa sorte! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *