Ganhar muito dinheiro com TelexFree? Cuidado!

Esses dias uma amiga, com familiares em Cuiabá, contou uma história cuirosa: todos os membros da família – primos, tios etc – haviam embarcado em um esquema com pretensões milionárias: “todos estão revendendo um negócio de telefonia via Internet, chamado TelexFree”. Quis saber mais sobre o negócio e…

Bom, a conversa passou por um discurso que já tinha ouvido há muitos anos com usuários da antiga Amway, passando pelo discurso saudável da Herbalife e, mais recentemente, da Monavie. “Ei, quer ganhar muito dinheiro? Todo mundo quer, não é verdade? Mas… Calma, não vá embora ainda: vai dizer que você não quer ganhar muito dinheiro, hein?”.

É pirâmide ou não? Já escrevi recentemente sobre a diferença entre venda direta e esquema piramidal. Nenhum dos exemplos acima pode ser entendido, necessariamente, como produtos ruins – conheço amigos que se entusiasmaram com a qualidade de algumas dessas coisas. O problema está na relação com os revendedores, que remuneram os que estão acima da escala: em poucos dias, seria necessário todo o centro-oeste no esquema para tornar Cuiabá milionária!

Essa TelexFree é roubada? Quem desconfia não sou eu, mas sim o Ministério Público Federal – que segundo esta reportagem do G1, abriu investigação em pelo menos sete estados, incluindo o Mato Grosso. O representante da empresa, na mesma matéria, afirma que “não há qualquer possibilidade de fraude” – seguramente, não diria nada diferente.

Enfim, faça você mesmo as contas antes de entrar nessa. No seu lugar, fugiria de qualquer empresa que troca uma postura transparente por “palestras motivacionais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *