Ganhar dinheiro em 20 segundos?

Há poucas semanas escrevi sobre os chamados sites PTC, aqueles que oferecem dinheiro a usuários que se cadastrarem para clicar em anúncios. Trata-se de uma rede baseada essencialmente em confiança nos três elos dessa engrenagem: anunciantes, sistema e cliente final. Mas qualquer método cuja única motivação está na perspectiva de ganhos de seus membros, associado a lacunas em seus sites, contribuem para que a aura de desconfiança permaneça na rede.

Tem um mineiro, por exemplo, responsável pelo registro de pelo menos três endereços cuja identidade visual (construída de forma bastante modesta) são exatamente iguais: rendaclique.com.br, ckickrenda.com.br e buxbrasil.com.br. Uma busca pelo slogan, similar aos três serviços, recupera outros sites, não registrados a partir do registro.br, mas com aspecto semelhante.

Por que parece sério? Por uma única razão: se alguém pretende lesar alguém através de promessas financeiras, jamais associaria seu próprio nome no negócio – dados como endereço e CPF podem ser obtidas tanto a partir do Whois quanto na Receita Federal, graças ao CNPJ disponível em um dos sites (12.205.410/0001-58). Até que se prove o contrário, imaginar que se trata de um oportunista (ou um laranja) não passa de calúnia.

Mas… Por que não parece? Além do design modesto, que transmite pouco profissionalismo (atributo comum a muitas empresas sérias), o CNPJ acima aparece apenas em um dos muitos sites semelhantes. O registro inicial dos três data de 2009, apesar de, curiosamente, o rodapé dos mesmos apontar 2008. O termo de serviço não cita, em momento algum, os dados públicos disponíveis no CNPJ e no registro (nome, endereço, entre outros). O sistema oferece chances de ganhos maiores a partir de indicações, cuja escalabilidade é limitada. Por fim, apesar da inscrição ser gratuita, o recebimento dos valores só é possível após uma transferência de ativação à empresa, valor que difere para cada tipo de associação (quanto maior essa taxa, maior a possibilidade futura de saque). Não seria mais interessante descontar a ativação do valor nominal dos ganhos previstos?

Reparem que, em momento algum, esse texto invalida ou denuncia o serviço, apenas questiona alguns detalhes. Se você estiver interessado e apostar na confiança dos elos, como disse acima, pode ganhar. Obviamente, o mineiro e sua equipe já devem ter pensado nisso: ajustes no sistema ou um sumiço repentino no futuro representam a seriedade de um trabalho.

One thought on “Ganhar dinheiro em 20 segundos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *