Fazer cursos online

Estudar sempre é um caminho seguro para construir uma carreira. E diante das múltiplas conexões que dispomos hoje, só não estuda quem não quer. Não vou negar meu fascínio e interesse por ensino à distância: venho estudando sistemas computacionais que permitem derrubar as barreiras entre professores e alunos a partir de ferramentas inovadoras de comunicação. É sem dúvida uma oportunidade democrática e promissora, que deve ser levada a sério e merece ser avaliada com cuidado.

Ocorre que, como qualquer outro negócio, a educação online transformou-se em mais uma forma aparentemente simples de se montar um site, ofercer cursos e prometer certificados de conclusão – aliás, a sensação de estarmos “comprando diplomas” não é nova, não faltam picaretas oferecendo “segundo grau em sessenta dias”, por exemplo.

Por que dá certo? Inegavelmente, há boas estruturas ligadas a instituições sérias que utilizam o melhor do universo conectado combinado com a sala de aula tradicional. O formato “blended learning”, adotado por boa parte das faculdades credenciadas pelo MEC, prevê que alunos frequentem aulas em pólos determinados, utilizando o ambiente virtual para o desenvolvimento de atividades e alguma sociabilização. Repare: é muito difícil encontrar cursos realmente competitivos que sejam 100% online.

Mas o que falha? Na verdade, se a procura for por cursos livres e rápidos, capazes de solucionar pequenos problemas, também existem boas opções – que tal os cursos gratuitos da FGV ou os do MIT? Atenção redobrada para sites que oferecem cursos magníficos sobre temas distintos a preços extremamente baixos. Em muitos casos, o serviço oferecido é praticamente um “certificado online que pode ser incluído em seu currículo ou na contabilidade de horas exigidas pelo seu cargo”… Vale a pena?

Pensado bem, oferecer cursos online considerados livres, de atualização profissional, mas com qualidade e relevância, deve ser uma forma bem interessante de faturar algum troco, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *