Como é de se esperar, boa parte das dicas que encontro por aí para ganhar dinheiro pressupõe outras, bem mais interessantes e factíveis: poupar, controlar despesas, essas coisas difíceis para quem adora esbanjar. Despesas domésticas, como aquelas comprinhas que fazemos na quitanda, costumam representar alguns reais a menos no final do mês.
Nesse sentido, certamente a grande sugestão é: faça um rancho. Programe toda sua lista e compre de uma só vez, preferencialmente nestes mercados especializados em produtos por atacado. Sem falar que, com um controle rígido nas mãos, a chance daquelas guloseimas e outras tranqueiras aparecerem no carrinho diminuem consideravelmente.
E o que mais? Ah, algumas coisas simples. Lembre-se quem nem todas as frutas e verduras são de época: quanto mais “perdidas” no tempo, mais caras: essas coisas podem ser substituídas com facilidade. Outra coisa simples é ficar de olho nas promoções, especialmente nos produtos que ficam na parte de baixo da prateleira. Atenção, porém, com aquelas barbadas do tipo “leve três e pague dois”: normalmente elas só existem naqueles produtos que você não vai usar!
Mmmhhh… Falta algo? Pra mim, sim: adoraria contar com algum mecanismo, baseado na Internet, que pudesse auxiliar numa tarefa que poderia contribuir nesse processo: a pesquisa entre supermercados. Algo como um “buscapé do feijão com arroz”, sabe? De repente, quem tiver como executar esta idéia brilhante pode, por que não, ganhar um bom dinheiro.