Cuidar do 13º salário

O fim de ano está chegando e, com ele, a alegria do assalariado: o décimo-terceiro, aquela grana extra que costuma ser empenhada para pagar todas as dívidas acumuladas, ou ainda para dar entrada naquele eletro-eletrônico supérfluo que pretendemos nos presentear no Natal. Eu mesmo, na certeza de como gastá-lo, já fiz todas as dívidas possíveis antes do pagamento: tudo o que cair, será usado para tapar o buraco.

Obviamente, caí num barranco que poderia ter sido evitado caso eu tivesse visto com atenção as dicas do site Meu Bolso em Dia, iniciativa da Febraban que reúne dicas valiosas para quem pretende sanear seus rombos financeiros e começar a entender um pouco de planejamento pessoal. As dicas para o mês de dezembro também são valiosíssimas.

Livre-se das dívidas – O primeiro passo é eliminar tudo aquilo que está levando centavos da conta bancária, especialmente os juros das contas atrasadas. Lembre-se ainda que o início do ano, além de reunir todas as promessas e resoluções, trazem ainda o IPTU, IPVA, renovação de seguro, matrícula e material escolar, entre outros “presentes de grego” pós-Natal.

Divirta-se com moderação – Todas as compras natalinas, enfeites para a casa, produtos da ceia, despesas de viagens, entre outras maravilhas de veraneio, podem ser planejadas e anotadas com antecedência. A lista de presentes e gastos no papel serve como baliza para você manter suas contas exatamente como estipuladas, sem surpresas. Lembre-se ainda que pagamentos à vista podem ser vantajosos caso haja descontos em relação ao valor parcelado.

Dinheiro no bolso e controle de despesas: é a melhor forma de comemorar, com total certeza, um feliz ano novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *