Cuidar de seu networking

Ando acomodado com as minhas atividades diárias. Mais do que isso: com tantas preocupações cotidianas, esqueço de mexer em blogs, atualizar perfis on-line, avisar aos amigos e companheiros de labuta o que estou fazendo da vida. Se por um lado a sensação de tranquilidade da rotina transmite uma certa estabilidade, em outro essa clausura involuntária pode representar oportunidades a menos para conseguir trabalhos free-lancer, bicos, etc.

Há um termo em inglês repleto de estigmas corporativos, mas que já se tornou jargão corrente: networking. É possível traduzir para “rede de contatos”: quanto mais laços conquistar e administrar, maiores as chances de conseguir trabalhos extras, um novo emprego, entre outras possibilidades de recolocação.

Trabalhe on-line – Felizmente, as comunidades on-line disponíveis ajudam nessa tarefa, amplificando os resultados das antigas listas de discussão. A mais interessante, direcionada para esta finalidade, é o LinkedIn. Atualizar um perfil ali demora um bocado, mas costuma ser recompensador: as relações obtidas ali, mescladas com participações em grupos e recomendações, são voltadas para um universo bem diferente do Facebook – ainda que a popularíssima rede social tenha ao menos duas aplicações terceiras direcionadas para o networking profissional: Slip e BranchOut.

Trabalhe off-line – Não adianta imaginar que as “social networks” vão agir sozinhas para você. Mesmo estes laços precisam ser reforçados com bons diálogos. Sua reputação na rede é potencializada com a que se conquista fora dela: conversas com outros profissionais podem acontecer em almoços ou cafés. Fique ligado na programação dos eventos ligados a sua área. Aproveite cada oportunidade para contar o que está fazendo, quais são os seus trabalhos mais recentes, o que anda estudando. Prepare ainda alguns cartões de visita para distribuir em seminários, congressos, cursos, etc.

Aproveite para me convidar para o próximo convescote que julgar interessante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *