Criar um site chupador de notícias

Há alguns anos, antes da popularização dos agregadores, criei um sistema capaz de reunir algumas fontes de informação que respeito e consulto diariamente. É possível reunir as últimas notícias destes sites num único espaço graças a tecnologia RSS. Há tempos não faço ajustes nesta página, pois já estou acostumado ao Google Reader. Mas ela permanece ali pois considero um exemplo interessante de organização, além de representar uma valorização a quem produz este conteúdo.

No entanto, a ferramenta que pode oferecere ganho de tempo aos usuários também pode ser mal usada. A facilidade em elaborar um publicador automático, capaz de interpretar códigos XML e gerar páginas em PHP com uma infinidade de conteúdos a custo zero. O resultado pode deixar qualquer redação web frustrada: sites repletos de textos reproduzidos de outras fontes, com páginas repletas de banners ou sistemas afiliados.

Mas não é livre? De fato, muitos produtores de conteúdo disponibilizam seus textos sob licença aberta, permitindo o livre compartilhamento (importantíssimo para que boas idéias cresçam mundo afora), desde que a fonte seja citada. Muitos destes sisteminhas vagabundos colocam o link original, mas a partir de uma prática nitidamente fraudulenta, capaz de gerar uma frustrante experiência de navegação ao usuário. Afinal de contas, o que esse tipo de “chupinhador” pode oferecer a mais ao seu visitante – além de anúncios?

Conteúdo duplicado! Já que estamos falando em “chupadores”, é importante frisar que o Google, sistema de busca usado pela maioria esmagadora dos brasileiros, consegue detectar com facilidade sites que copiam textos alheios com o único objetivo de fraudar o sistema ou gerar mais tráfego. Mais do que isso: o algoritmo consegue identificar padrões de texto, valorizando páginas que oferecem conteúdo exclusivo. Nesse contexto, o sistema garante que “ajustes adequados serão feitos também na indexação e ranking dos sites envolvidos”. Isto é, punição.

Resumidamente: nada impede que você sugira fontes externas, mas prefira tomar vergonha e escrever seus próprios textos.

2 thoughts on “Criar um site chupador de notícias

  1. nossa seu sistema de sites eh exatamente oq eu preciso … se puder por favor me responda;
    podemos usar reportagens desses portais
    nao tem direito autorais
    posso usar em um portal e ainda ganhar dinhero com informacoes dos outros

    desculpe a ignorancia
    aguardo contato

    1. Oi, Antônio! Se eu entendi bem sua pergunta, está interessado em um sistema desses, certo? Não posso impedi-lo de criá-lo, mas não recomendo. É desonesto com o trabalho de quem produz conteúdo. Se quiser criar um site com notícias e reportagens, considere produzi-las por conta própria. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *