Criar um aplicativo pra celular

Quer estimular seu cérebro em busca da tal “idéia brilhante” para enriquecer? Considere a possibilidade de explorar telefones celulares. O número surpreede, e não me refiro apenas aos 100 milhões de aparelhos vendidos, mas também ao potencial acesso dessa turma toda à Internet. Como os pacotes de dados ainda representam um custo alto, a outra opção é associar suas informações, marca e afins em aplicativos.

O mercado é bastante atraente, haja vista a quantidade de comerciais à tarde, em qualquer canal de TV: “envie um SMS para o número que está em seu vídeo com a palavra e receba essa maravilha”… Deve funcionar para bobagens do tipo “identificador de vozes”, “simulação de raio X”. Então por que não daria certo com alguma traquitana divertida inventada por você?

Opa! Fiquei interessado! Comece identificando seu nicho, ou seja, para quem você vai oferecer a necessidade que o tal aplicativo pretende suprir. A área de aplicativos do site MobilePedia vai te dar alguns bons exemplos. Muitos deles associam conteúdos pertinentes a marcas. Algumas destas aplicações, associadas a entretenimento, são vendidas em lojas virtuais, como a AppStore da Apple e a OviStore, da Nokia. Com o tempo, caso você goste do tema, pode se tornar um profissional gabaritado nesta área promissora.

Mas… É moleza? Claro que não. Sem dúvidas não se trata de um jeito de ganhar dinheiro fácil. Para começar, é preciso aprender lógica de programação. Com o tempo, é possível pensar em aplicações que funcionem em diversos sistemas e interfaces – um aplicativo pra iPhone pode aproveitar muitos recursos, ao contrário de outro elaborado em Symbiam, para aparelhos Nokia. Sem contar as promissoras aplicações elaboradas para Android. Se preferir, pode deixar o desenvolvimento para um sócio, enquanto você cuida do que realmente importa: conteúdo relevante.

Só pra eu saber… Sente falta de alguma aplicação para seu celular? De repente, sua necessidade pode valer alguma boa grana.

19 thoughts on “Criar um aplicativo pra celular

  1. Olá !
    Tenho uma ideia muito boa para celular, que vai atender uma gama alta de classes !!!
    A ideia parece batida, mas não é !
    Gostaria de entender mais desse mundo de criação, o que devo fazer para por em prática a minha ideia sem gastar grana… !!! Ou o mínimo dos mínimos.
    Desde já obrigado.

  2. Quero criar um aplicativo de localização de taxi. Por exemplo: estou saindo do trabalho e quero chegar rapido em casa, vou localizar o taxi a distancia e a rua onde ele se localiza até a minha pessoa.

  3. quero cria um app legal onde as pessoas se divirtam e que para conseguir algumas relíquias precisam comprar “moedinhas” para destrava-las! acha uma boa ideia ou acha melhor começa sem essa intenção de ganhar dinheiro logo sedo assim

    1. Matheus, parece uma ideia interessante – existem vários jogos ao estilo “freemium”, isto é, com áreas e funcionalidades gratuitas, e possibilidades pagas. Não há regra, mas muitos destes serviços conseguem, em média, 5% de assinantes/consumidores nessa base. São estes que mantém o serviço.

  4. Tenho uma ótima idéia no ramo de buscas, procurei em todo lugar e não vi nenhum parecido, e comentando com amigos eles adoraram a idéia. Como faço para colocar isso em prática?

  5. Gostaria de criar um aplicativo com incentivos diários baseados no Budismo Nitiren. Público alvo: associados da BSGI e simpatizantes do budismo.
    Como devo proceder?

    1. Juninho, boa parte das aplicações gratuitas funcionam num modelo “freemium”. Ou seja, disponibilizam funcionalidades abertas, mas que não tornam o aplicativo totalmente inútil, e ao mesmo tempo permitem a compra de uma versão completa. Nessa mesma lógica, diversos serviços oferecem limitações, que só podem ser destravadas mediante pagamento. Considere que, em média, 5% dos usuários de aplicações “freemium” são assinantes ou pagantes – é este número que sustenta a operação toda, garantindo escalabilidade para um bom volume de gente. Boa sorte em seu desenvolvimento!

  6. tipo tentei achei uma solução de um aplicativo que você pode fazer um calendário do dia a dia tipo você anote a hora que você escova o dente você marca a hora que vai tomar café e assim por diante e ve se você consegue fazer o trabalho dia a dia

  7. Boa tarde,
    Tenho uma ideia muito boa e gostaria de saber como coloca-la em prática? Onde e como devo registrar minha idéia e qual o custo? Onde e como desenvolvo o aplicativo com a minha ideia? Existem empresas especializadas? custam muito caro?

  8. Desenvolvemos soluções completas e customizadas para mobile. Aplicativos para smartphones e tablets.
    O preço de um aplicativo varia em função da complexidade de projeto, custando em média entre R$ 500,00 e R$ 20.000,00.
    Parcelamos o seu projeto: – em até 12x sem juros nos cartões
    – em até 4x sem juros no bolet

    Imagine! Nós construímos.
    Vértice Computação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *