Criar backlinks para seu site

Recentemente, escrevi aqui a respeito da importância de ser referenciado em outros sites. Trata-se de um indicador importantíssimo na composição do PageRank – valor que o Google atribui a cada página para determinar sua importância perante as outras. Todos os especialistas que lidam com SEO (especialmente os picaretas) experimentam toda sorte de estratégias para que estas referências aumentem – chamam isso de “link building”.

Tecnicamente, existe um nome para este indicador: backlinks (também são conhecidos como inbound links, incoming links, in links ou inward links). O próprio Google pode ajudá-lo a quantificar os tais backlinks, seja a partir do buscador usando a query link:www.seusite.com, ou mesmo de forma estruturada graças a ferramenta Webmaster Tools (experimente!).

Métodos e técnicas: Manualmente, uma das formas mais comuns de se conseguir links externos é passar algumas horas comentando (de forma pertinente) em blogs ou fóruns relacionados ao seu, tornando seu conteúdo conhecido. Há ainda quem assine artigos em outros espaços, valorizando seu site principal. Há também uma infinidade de sistemas, tais como diretórios, rastreadores de RSS, entre outros robôs. Diante dessa possibilidade, fica a pergunta: será possível fazer links de qualidade e relevância nesses ambientes automatizados?

Não tem milagres. Qualquer destas ferramentas artificiais podem representar uma resposta interessante a curto prazo, mas qualquer tentativa de inflar o indicador de links pode ser encarado com maus olhos – inclusive pelo Google, sistema de busca usado por mais de 90% dos brasileiros, que pode punir qualquer site que tente “burlar” o esquema. O caminho a seguir é outro: estimular referências de qualidade, a partir do compartilhamento de textos relevantes. Assim, mais importante do que correr atrás de ferramentas é pensar em conteúdo.

E você? Que tipo de estratégia utiliza para conseguir backlinks para seu site? Compartilhe conosco aqui.

3 thoughts on “Criar backlinks para seu site

  1. É um trabalho constante, você literalmente deve interagir e muito com sites, blogs, foruns, e utilizar as ferramentas de Análise disponíveis na Web para avaliar o desempenho de seu site/blog. É difícil no início fugir do google adwords. Tem que ser persistente.

  2. Está cada vez mais difícil criar backlinks realmente úteis. Muitos backlinks legítimos são simplesmente ignorados pelos mecanismos de busca. Sem contar que as regras mudam sempre, e sem aviso, muitas vezes jogando fora um trabalho de meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *