Criar aplicativos para o Firefox OS

Um dos textos mais procurados nesse espaço revelam uma tendência irreversível: estamos a cada dia mais conectados aos nossos telefones celulares, inteligentes ou não. Nesse sentido, não faltam futuros desenvolvedores com ideias geniais para novos projetos e aplicações úteis. Muitos dos nossos visitantes contam exatamente essa história: “tenho certeza de que minha ideia será um sucesso, só preciso saber como fazer um!”. Seguramente, essa é a parte mais difícil.

Já dissemos aqui, em textos anteriores, que parte da estratégia está em escolher uma filosofia, isto é, um sistema operacional diferente: tanto o IOS da Apple quanto o Android do Google (sem esquecer o Windows Phone da Microsoft) possuem suas características, suas vantagens, seus obstáculos – mas nos dois casos, atendem a públicos bastante específicos. Outra saída é desenvover uma web app, usando HTML5, JavaScript e outros códigos facilmente compreensíveis para qualquer dispositivo com um browser(navegador). Agora, se você não tiver pressa, espere só mais um pouquinho.

Vai vir um novo OS? Sim! A Fundação Mozilla, a mesma que desenvolve o navegador Firefox, está prestes a lançar o Firefox OS. Os primeiros aparelhos dotados deste novo sistema deverão chegar ao Brasil neste mês de maio. Vai ser baseado no Linux, mas em parte de sua arquitetura, acima do kernel, todas as suas aplicações e interfaces gráficas serão baseadas em HTML, CSS e JavaScript.

Vou ter que aprender outra coisa? Veja que coisa bacana: como a plataforma é baseada em código aberto e apresenta um diferencial extraordinário (), Isso quer dizer o seguinte: qualquer um que desejar um aplicativo para os celulares baseados no Firefox OS só precisa entender HTML5 e JavaScript! Claro que ainda se trata de uma aposta, e é bem provável que, quando chegar nas lojas, os primeiros modelos parecerão defasados em relação aos sistemas mais populares e consolidados.

De qualquer forma, fique de olho: se os preços forem competitivos como prometido, será uma alternativa muito bacana para iniciantes pensarem em suas novas aplicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *