Comprar algo no Show de Centavos

Dias atrás, escrevi um texto aqui alertando sobre a mecânica esquisita dos sites de leilâo – aqueles onde você arremata produtos a preços inacreditáveis, desde que adquira lances de um centavo pagando um real – no fim das contas, pouca gente presta atenção nessa conta e corre o risco de perder dinheiro.

Mas o que me assusta nessa modalidade é o fato dela ser apresentada ao consumidor comum como “uma forma divertida de comprar”, e não um “leilão onde talvez você compre, mas provavelmente não”. Foi com esse pavor que vi recentemente um comercial do SBT, apresentando o Show de Centavos.

Como se apresentam? A propaganda é típica de qualquer varejo, apresentando eletro-eletrônicos caos a preços inacreditáveis. Ainda que não haja qualquer relação entre a emissora e a empresa que concebeu o site de leilões, a conexão aparece quando o personagem Xaropinho aparece, impressionado. Antes do vídeo acabar, aparece a imagem sorridente do apresentador Ratinho, praticamente validando a presença maciça de um público popular e, sem qualquer ofensa, pouco imune a essas engenhosidades virtuais…

E como é, na prática? Nada me tira da cabeça que o espectador do Ratinho, acostumado a horas de diversão descompromissada na televisão diante de uma realidade econômica muito dura, visita o Show de Centavos acreditando realmente estarem diante de um site de compras. A lógica da “compra de lances” e “recontagem de tempo” não aparece em nenhum momento. Isso explica os milhares de comentários no blog do Ratinho, reclamando do sistema… Nada contra essa modalidade, que pode atrair alguns usuários desde que haja transparência em toda a mecânica. O questionamento que fica é: houve total comunicação nesse caso? Desconfio que não.

Atualizado: Faz tempo que não vejo mais essa propaganda. Meu palpite: a assessoria do Ratinho deve ter recebido muito mais reclamações do que elogios, tirando o corpo fora… Será?

2 thoughts on “Comprar algo no Show de Centavos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *