Colocar uma contagem regressiva

Pode parecer cedo demais, mas já estou procurando reservar hotéis para o Carnaval 2012. Certamente, muitos outros estão preocupados com a alta procura durante o verão e fazem o mesmo, aproveitando a facilidade proporcionada por muitos sites que facilitam o processo: em dois ou três cliques, a estadia é garantida. Em alguns casos, com bons descontos!

Só a facilidade em procurar por ofertas e bons negócios nesse ramo já seria uma boa forma de economizar uma grana para gastar no destino. Mas uma artimanha chamou a minha atenção: a todo instante, o site que pesquisava trazia, em letras vermelhas, um aviso automático: “só faltam duas vagas, reserve logo!”. Percebi que a mesma jogada aparecia em outros resultados, o que convenhamos, é extremamente persuasivo. É como se estas mensagens quisessem perguntar: “vai perder esta oportunidade agora?”.

Como isso funciona? Você já deve ter ouvido falar na relação entre oferta e demanda. Normalmente, quanto mais gente procura determinado produto, mais caro ele fica; do contrário, quando ninguém quer, o preço cai. O segredo é equacionar estes dois elementos. Mas a contagem regressiva no site de reservas reforça a presença de demanda, fazendo com que o preço (mesmo dentro dos padrões de mercado) possa até mesmo ser ignorado por muitos. É o que acontece também em uma feira livre. E pode funcionar muito bem para o seu produto ou serviço vendido pela rede!

Tecnicamente, como faz? Talvez este seja o menor dos problemas: um bate-papo com algum desenvolvedor ou alguns cliques em sites como o w3schools possa dar dicas de PHP oou JavaScript, úteis neste processo. Talvez o mais importante seja pensar, visualmente, na melhor forma de incentivar o visitante a fazer aquilo que, em tese, ele está só pensando em fazer. Procure, por exemplo, pelo livro “Como Criar Sites Persuasivos”, de Andrew Chak.

Tão legal quanto identificar estas truques é vê-los funcionando. Qualquer hora, vale um texto sobre “como medir resultados na web”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *