Aproveitando bem a Internet

Uma das áreas mais procuradas neste espaço diz respeito a idéias mirabolants para ganhar dinheiro com a Internet. Especialmente por parecer um caminho simples e barato. Obviamente, essa pretensa facilidade é a razão pela qual tanta gente se aproveita para ofecerer todo tipo de coisa, para o bem ou para o mal. Essa “corrida do ouro” virtual permite toda sorte de boas idéias, aproveitadores e, claro, algumas boas piadas.

O norte-americano Doogie Horner, conhecido em seu país por conta de sua atuação como comediante stand-up, lançou um livro com um intuito bastante criativo: explicar o mundo a partir de organogramas (em inglês, “charts”). A partir de seu site, você vai encontrar uma porção deles – todos ótimos – incluindo o famigerado “como ganhar dinheiro na Internet”, reproduzido aqui.

Enxergar como algo sério? Mesmo uma história cômica tem seus lados reais. O gráfico inicia com uma observação interessante: “a web está cheia de coisas gratuitas, como músicas, palavras, imagens pornográficas.. A vantagem é que o dinheiro também pode ser conseguido de graça!”. De fato, o mundo é dos espertos: o “chart” segue com uma porção de caminhos e exemplos que podem inspirar empreendedores.

Enxergar como uma piada? Logo abaixo de “vender coisas”, “criar reputação” ou “prestar suporte”, áreas que dominam boa parte das formas de faturar na rede, uma linha pontilhada aponta para “outras idéias”… Especular nomes de domínio, praticar crimes virtuais, espalhar softwares maliciosos, entre outras coisas consideradas negativas. Agora, interessante observar que, nesse mesmo balaio, aparecem “cobrar uma taxa de conveniência” e “explorar o marketing multinível” – o famigerado MMN… Coincidência?

Ah sim, viver a vida com bom humor e oferecê-lo como um livro de piadas inteligente, como fez Doogie Horner, pode ser uma boa idéia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *