Aprender a comprar

Recentemente, conheci o site Dicas do Cartão da Abecs, que promove o uso consciente do crédito e o consumo racional (ao invés do consumismo depravado). As instituições financeiras estão realmente preocupadas com a saúde financeira de seus clientes: além das operadoras de cartão, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma iniciativa parecida: o site Meu Bolso em Dia.

Boa parte das dicas estão relacionadas a um item já citado aqui no Quero Ganhar Dinheiro: botar as despesas no papel. Sem isso, os gastos do dia-a-dia (especialmente aqueles que nem percebemos) se perdem por aí, representando surpresas desagradáveis no final do mês. Entre as sugestões relacionadas a compras, duas áreas do site da Febraban colocam o tema de um jeito bastante simples e lúdico.

O teste do compulsivo: Diante de uma loja em promoção, você compra coisas na hora? Qual o tipo de gasto mais difícil de reduzir? Em que momento você decide comprar um produto de alto valor? Quais fatores te levam a comprá-lo? Qual sua atitude antes de ir ao supermercado? Dependendo das suas respostas, você poderá descobrir como lida com seu bolso – e poderá se surpreender. Faça o teste e descubra sua relação com a grana.

O simulador de sonhos: O que você quer comprar? Uma câmera digital? Um celular? Um computador novo? Uma moto? Uma viagem? Os valores estimados para cada um desses itens podem ser vistos neste simples simulador, que convida você a refletir: quanto você está disposto a gastar por mês em busca deste sonho? O resultado, em meses, pode ser alvissareiro – ou desestimulante, dependendo da sua paciência. Tremendo exercício para pensar sobre o ato de consumir.

Pessoalmente, ainda tenho muito a aprender… E você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *